Como está sendo utilizado

AJAX - Assynchronous JavaScript And XML

O AJAX é uma técnica que constitui numa chamada assíncrona de um web service na página do usuário, o que incrementa sua experiência de uso da aplicação. O estilo de chamada pode ser tanto RPC, como veremos abaixo, ou REST. O XML novamente surge como linguagem universal para permitir a comunicação entre ambientes de tecnologias distintas.

RPC - Remote Procedure Call

Os Web services RPC apresentam uma função de distribuição (ou método) chamada de interface que é familiar para muitos desenvolvedores. Normalmente, a unidade básica de serviços RPC Web é a operação WSDL.
Os primeiros serviços ferramentas da Web concentraram-se na RPC, e como resultado desse estilo é amplamente utilizado e apoiado. No entanto, às vezes é criticado por não ser flexível, porque muitas vezes era executado pelos serviços de mapeamento diretamente à linguagem funções específicas ou chamadas de método.

SOA - Service-oriented architecture

Web Services também pode ser usados para implementar uma arquitetura de acordo com a arquitetura orientada a serviços (SOA), onde a unidade básica da comunicação é uma mensagem, em vez de uma operação. Esta é muitas vezes referida como "mensagem" orientados para serviços. Web services SOA são suportados pela maioria dos grandes fornecedores de software e analistas da indústria. Ao contrário dos Web Services RPC, acoplamento é mais provável, porque o foco é sobre o "contrato" que WSDL fornece, em vez de os detalhes de implementação subjacente. Analistas Middleware uso Enterprise Service Buses que combinam mensagem de transformação orientado e Web Services para criar um Event-Driven SOA. Um exemplo de um open-source ESB é Mule.

REST - Representational State Transfer

Finalmente, Representational State Transfer (REST) tenta descrever arquiteturas que utilizam protocolos HTTP ou similares, por condicionar a interface para um conjunto de conhecidos, as operações-padrão (como GET, POST, PUT, DELETE para HTTP). Aqui, o foco está na interação com os recursos de estado, ao invés de mensagens ou operações. Uma arquitetura baseada em REST (que é um 'RESTful') pode usar WSDL para descrever as mensagens SOAP sobre HTTP, que define as operações, pode ser implementada como uma pura abstração em cima do SOAP (por exemplo, o WS-Transfer), ou pode ser criado sem utilizar SOAP em tudo.
WSDL versão 2.0 oferece suporte para a ligação com todos os métodos de solicitação HTTP (não apenas GET e POST como na versão 1.1), por isso permite uma melhor aplicação dos serviços Web RESTful. [2] No entanto, o apoio a esta especificação ainda é pobre em kits de desenvolvimento , que geralmente oferecem apenas as ferramentas para WSDL 1.1.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License