Discussão: SOA esta morto?

Existe uma grande discussão na internet sobre se o SOA esta morto ou nao ( "Is SOA dead?") .

SOA encontrou seu "fim" em 1 de janeiro de 2009, quando foi eliminada pelo impacto catastrófico da recessão econômica. SOA sbrevive apenas em sua "prole": mashups, BPM, SaaS, Cloud Computing, e todas as outras abordagens de arquitetura que dependem de "serviços". Pelo menos é isso que acredita Anne Thomas Manes em seu post SOA is Dead; Long Live Services.

6a00d8345208e269e2010536b40e94970c-800wi

Anne Thomas acredita que SOA que um dia foi considerado como salvador da area de TI se tornou um experimento falho. Annetem direito de falar sobre o assunto, pois construiu uma carreira respeitável como analista SOA para o Burton group, além de ser uma antiga CTO da Systinet que é uma compania governamental que foi eventualmente comprada pela Hewlett Packard(HP).

SOA foi criado com objetivo de reduzir custos e aumentar a agilidade. Salvo em situações raras, SOA falhou em entregar seus benefícios prometidos. Muitas empresas investiram milhões e os sistemas deTI de hoje não são melhores que os de antigamente, em grandes empresas são muitas vezes piores, com altos custos de manutenção fazendo com que os projetos tomem mais tempo e os sistemas em si sejam mais frágeis. Então, com os orçamentos apertados de 2009, a maioria das organizações vem cortando fundos para as iniciativas SOA.

Anne diz então que o “SOA” transformou-se em uma palavra má. Ela precisa ser retirada do nosso vocabulário MAS embora o termo “SOA” esteja morto, a exigência da arquitetura orientada a serviços está mais forte do que nunca.

Algumas outras importantes pessoas da área responderam ao artigo de Anne:

Joe McKendrick observa que o SOA é um estilo de arquitetura e não um produto:

Sucesso do SOA é parte de um processo transformador que muda a forma como as organizações são administradas e a forma de fazer negócios. Algumas organizações parecem só “entender isso” depois de um tempo. Para muitas empresas, no entanto, o que eles vêem como SOA é mais uma arquitetura JBOWS (Just a Bunch of Web Services). SOA é tecnologia e filosofia. A combinação de tecnologias e abordagens empregadas para trabalhar na direção que mudará SOA. Há alguns anos, web services foi visto como o caminho, ontem era o REST e web ou enterprise 2.0, agora é o cloud computing. A beleza do SOA é que ela foi concebida para ser independente das tecnologias ou protocolos subjacentes.

Miko Matsumura apóia a sugestão da Anne para alterar a terminologia, mas enfatiza o fato de que o conceito do SOA, especialmente a dimensão dos negócios do SOA certamente sobreviverá:

Eu acredito que utilizar o SOA como um termo certamente diminuirá, mas as estratégias de endereçar os problemas fundamentais terá de continuar evoluir para fora do “círculo” do SOA. Ao mesmo tempo em que SOA está morto, SOA também é inevitável – mas pode vir com um nome diferente. O DNA das grandes empresas exigirá interfaces para separar apropriadamente o “o que” dos requisitos do “como” da implementação e o padrão de design do SOA será o único que compreenderá a visão de longo prazo da plataforma enterprise, multienterprise e “cloud”. Qualquer termo como SOA tem de experimentar o hype cycle que vai desde a mística lingüística, implementação, experimentação e eventualmente um grau da esteria de nomenclatura. SOA tem particularmente uma grande agenda e portanto um monte de pessoas abraçaram isso na esperança de que o SOA poderia ser seu salvador. Sinceramente eu vejo o mesmo tipo de padrão no “cloud”, o que quer dizer que não é facilmente definido por um termo técnico, mas um conjunto de interesses políticos vinculados a um conjunto de idéias e realizações.

Nick Gall, discorda com a forma com que Anne conduziu ("longa vida aos serviços"):

Isto é pensamento de serviços, como convencionalmente entendido, que levou a confusão em que nós nos encontramos: fragmentação causada pelas interfaces de entidade especifica (serviços). Eu diria em no entando "viva longa a web". Eu estou chocado que no post a Anne nem sequer menciona a web!

Oque podemos concluir dessa discussão é que o SOA como esta sendo utilizadona maioria das emrpsas esta morto, mas utilizando SOA juntamente com algo maior, com mudanças de paradigmas dentro da própria empresa pode se tornar uma arma muito forte. A tendência da TI hoje em dia esta nas nuvens como pode ser ver em
exemplos de sucesso como o Google, Amazon, até mesmo o Salesforce e atribue a eles, a maior parte da alavancagem da arquitetura web, comunidade web e modelos de negócios web "Web-orientation é uma condição necessária para a rápida integração dos dados e processos de negócios, ele permite a modelos de desenvolvimento específicos para cada situação, tais como mashups e é a arquitetura fundadora do SaaS e cloud computing".

Bibliográfia em : http://wsxml.wikidot.com/referencia-bibliografica

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License