Padrões e Formatos Existentes

O W3C, OASIS são as instituições responsáveis pela padronização dos Web Services. Empresas como IBM e Microsoft, duas das maiores do setor de tecnologia, apóiam o desenvolvimento deste padrão.
As bases para a construção de um Web service são os padrões XML e SOAP. O transporte dos dados é realizado normalmente via protocolo HTTP ou HTTPS para conexões seguras (o padrão não determina o protocolo de transporte). Os dados são transferidos no formato XML, encapsulados pelo protocolo SOAP.

XML

Os Web Services utilizam a XML como o formato de transmissão de dados. Quando um método Web Service é invocado, os dados são retornados, sejam como strings, como inteiros, como um DataSet ou um objeto personalizado, e seriados como XML, sendo enviados de volta para o consumidor.

SOAP

As chamadas às operações, incluindo os parâmetros de entrada/saída, são codificadas no protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol). Se um método do Web Service espera um objeto complexo, como um objeto personalizado que define um produto com propriedades que o descrevem, como parte da sua entrada, uma mensagem SOAP é solicitada para transportar esse objeto seriado como XML no corpo da mensagem do SOAP.

WSDL

A WSDL (Web Service Description Language) é uma descrição, baseada em XML, de um Web Service. É um contrato que une um provedor e um consumidor. Esta linguagem descreve as interfaces de um Web Service, e como as mensagens são formatadas quando são usados os protocolos HTTP GET, HTTP POST ou SOAP.

DISCO

O DISCO (Web Service Discovery) é o processo de localização do arquivo da WSDL associado com um Web Service. É utilizado principalmente por ferramentas como Visual Studio .NET, para localizar um arquivo da WSDL e construir clientes de proxy que podem invocar remotamente os métodos do Web Service.

UDDI

A UDDI (Universal Description, Discovery, and Integration) é o protocolo desenvolvido para a organização e registro de Web Services. É um esforço da indústria para permitir que os comerciantes conseguissem encontrar Web Services de forma rápida, fácil e dinâmica, além de interagir uns com os outros.

As versões mais atuais utilizadas dessas tecnologias são XML Schema 1.1, WSDL 1.1(DTD, XSD, DTR), SOAP 1.2, HTTP 1.1

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License